Aristóteles: Ato e potência

E poderíamos ir mais longe, separando o que é ser, do que não é. E aqui chegamos à outra grande contribuição de Aristóteles: se o ser é e o não-ser não é, como dizia Parmênides, então como é possível o movimento?

Segundo Aristóteles, as coisas podem estar em ato ou em potência.

Por exemplo, uma semente é uma árvore em potência, mas não em ato. Quando germina, a semente torna-se árvore em ato. O movimento é a passagem do ato à potência e da potência ao ato.

Ato (aquilo que já existe) – semente

Mudança das coisas se dá na passagem ato-potência.

Potência (possibilidade do vir a ser) – árvore

Acidente (algo que não ocorre sempre, às vezes, causalidade) – árvore ressecada, em função do clima seco. Porém isto não faz parte da essência da árvore.

Substância (estrutura do ser) – aquilo que é estrutural e essencial do ser.

O mundo da experiência

Platão concebia a existência de dois mundos: aquele que é apreendido por nossos sentidos - por assim dizer, o mundo concreto -, que está em constante mutação; e um outro mundo - abstrato -, o mundo das idéias, imutável, independente do tempo e do espaço, que nos é acessível somente pelo intelecto.

Aristóteles sustenta que o que está além de nossa experiência não pode ser nada para nós. Nesse sentido, ele não acreditava e não via razões para acreditar no mundo das idéias ou das formas ideais platônicas.

Para Aristóteles, existe um único mundo: este em que vivemos. Só nele encontramos bases sólidas para empreender investigações filosóficas.

Sua explicação do mundo está no próprio mundo. Finalmente, para o filósofo, a essência de qualquer objeto é a sua função.

Diz ele que, se o olho tivesse uma alma, esta seria o olhar; se um machado tivesse uma alma, esta seria o cortar.

Para Aristóteles uma coisa é o que é devido a sua forma. Como, porém, o filósofo entende essa expressão? Ele compreende a forma como a explicação da coisa, a causa de algo ser aquilo que é.

Fontes: UOL Educação e Gilberto Cotrim,

Comentários

  1. Muito bom, colega...eu também sou professor de filosofia, no Estado do Amapá e vi em seu artigo um bom apoio, devido a linguagem fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário! Procuro boas fontes e agradeço a visita! Volte sempre colega! Seja bem vindo! Estarei me esforçando em melhorar o blog! Abraço!

      Excluir
  2. faço magistério, e suas palavras estão bastante fáceis de entender Aristóteles ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita! Procuro boas fontes e estarei me esforçando para melhorar o blog! Seja sempre bem vinda!

      Excluir
  3. Me ajudou muito!Meu professor de empreender passou um trabalho e sua explicação me ajudou muito! Não entendendo nada do que o professor fala! obrigada me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas